segunda-feira, 23 de maio de 2011

Resenha: Filosofia em Comum - Para Ler-Junto

Título: Filosofia em Comum – Para Ler-Junto

Autor: Marcia Tiburi

Editora: Record

Categoria: Ciências Humanas e Sociais | Literatura Nacional

Preço: R$ 29,90 (Saraiva.com)

Páginas: 186








                Marcia Tiburi, me desculpem leitores, mas por ela, me deleito. Gosto mesmo, fico feliz em ver que a literatura contemporânea brasileira está SIM viva! Mas vamos parar de falar um pouco da criador e vamos a criatura!

                Filosofia em Comum – Para Ler-Junto, Marcia realmente acerta em cheio, o livro vem cheio de surpresas e novidades, quebrando de total a apatia de um livro de filosofia, a apatia que esperamos ao menos. Com sua proposta de coautoria, um livro para ser escrito junto, lido junto, discutido junto, é um livro, como ela mesmo diz, dispositivo, livro-dispositivo, não sei se é ignorância da minha parte, pois nunca tinha ouvido falar em um “livro-dispositivo”, mas agora me pego procurando outro enquanto releio o que tenho em mãos.

                Filosofia, chato não? Não, não mesmo, até mesmo por que, quem sabe, filosofia(teórica, a história da filosofia) pode mesmo ser chato, mas o livro não vem para te ensinar Filosofia, é uma coisa que vai além, é pensar, é debater, é exercitar o nosso ato primeiro, pensar, duvidar, não entendo ao certo, só sei que a Marcia, como já disse, acerto em cheio (novamente)! 

                Sabe, eu sou do tipo que devoro um livro, devoro mesmo, em coisa de um dia eu leio um livro, este da Marcia creio eu que demorei quase duas semanas, ele é devorado também, mas não é uma macarronada, que você come macarrão, este livro é uma salada piscicodélica, cheia de cores, formas e sabores novos! Estou brincando com a comida, brinquei com a comida, achei de fato delicioso!

                Para vocês terem uma ideia, o levei para minha escola, onde fundei um grupo chamado Livros e Devaneios, estamos discutindo ele a dias, é gostoso, faz brotar conversas, faz brotar risadas e introspecção! Repetindo, UMA DELÍCIA!

                Bom, críticas? Hum, tenho uma! Apenas uma, o livro é LINDO, uma das melhores formatações que vejo em tempos, a arte da capa perfeita, miolo, TUDO, mas minha única critica é referente ao material cujo a capa é feito, é um material, um tanto "poroso", e não plastificado como a maioria dos livros e pelo fato de ser branco, ele fica um pouco sujinho muito fácil, além do fato dele ser passado “de-mão-em-mão” o que apenas favorece seu “sujamento”. Mas as vezes acho até um charme, mostra que o livro está sendo, usado, e não lido, é um livro para ser usado e não lido. Parabéns Marcia!
                 
Só mais uma coisa gente, como dono de um blog de críticas literárias, tenho lá alguns privilégios, este livro, por exemplo, eu ganhei, mas não de uma editora ou de um sorteio, e sim da própria autora, Marcia Tiburi, então, aproveito este espaço para agradecer seu carinho comigo e com todos os fãs que sei que você tem! Obrigado!
*
*
*
*
Câmbio, desligo!

7 comentários:

  1. Nossa Lucas, simplesmente amei, loucamente. vou pedir para a mamis comprar ! quero começar a ler logto! Discutir ! Tu bem que podia resenhar mais uns livros dela, sei lá, rola um sorteio de um livro dela ;D


    Beijão !

    ResponderExcluir
  2. Ah, muito obrigado queria, leia mesmo, me ajudou muito a tomar pé do que penso, do que sou, sl, me ajudou :D

    E quanto a novas resenhas, sobre os livros da Marcia, vamos tentar ;)

    ResponderExcluir
  3. é, parece ser bem foda mesmo, esotu louca para ler, a mamis acha que vai comprar hoje, ou encomendar na saraiva *----*

    ResponderExcluir
  4. Amei, amei a proposta ! Também quero !

    ResponderExcluir
  5. É realmente muito bom professora, como diz a própria Marcia no livro, os Deus da filosofia ficarão exultantes quando o passar a diante, ou alguma coisa desse genero, tendo isto em vista, é ssó a senhora me dizer que empresto-o a ti ;)

    ResponderExcluir

"Gentileza gera gentileza." - Profeta Gentileza.