quarta-feira, 3 de março de 2010

Medos...

Todo ser humano, ou não, é dotado da incrível capacidade, de sentir, medo...

Porque não nobre? Porque tachado de pobre, "meninos não tem medo! Eles tem cautela!". NÃO, meninos tem medo SIM, medo é uma característica humana, de sobrevivência. Mas que por nós, humanos, seres racionais, a tornamos algo mais, algo que nos impede de realizar coisas, que sem nossa racionalidade seria óbvio e fácil.

Mas, enfim, eu não vim falar o que é medo, mas sim o que estou sentindo. Será a mesma coisa? Não sei.

Enfim, vim aqui, falar sobre mim, são raros os momentos que me desloco da minha zona de conforto, o mundo subjuntivo, mas é necessário, falar é preciso. Ou escrever.

Bom, meu sempre e pertinente grande anseio, f0oi e é "crescer", soltar as amarras que me prendem, a idade, e então, agora que minha pena se esvai e o fim se aproxima, a ampulheta esta com apenas alguns resquícios de areia. Meu sangue, se congela, o mais puro medo o petrifica.

Eu tenho medo da ausência da despreocupação juvenil. Será que eu me darei bem no mundo selvagem dos adultos, antes eu via tudo de baixo. Os gigantes brigavam, mas agra eu consigo ver plenamente, que é mais perigoso do que eu sequer sonhava. Será que eu ainda posso voltar e me tornar o adolescente bobão e infantil que prolonga sua juventude fácil, ao invés de ser o precoce que quer tudo, mas por isso pode acabar não tendo nada?

Eu tenho medo! Eu quero retardar a minha transição, tantas incertezas. Todos dizem, quem espera de mais se decepciona mais, mas eu penso: "quem não espera, nada tem.". Eu sou sempre diferente, será que irei me decepcionar feio? ou será que irei conseguir realizar meus anseios?

Minha alma pede um alento. Ela treme de frio...

10 comentários:

  1. Ter medo é a maior defesa que o ser humano adotou, Lu desde a aurora dos tempos.
    E esse medo que te faz congelar a alma é o medo mais compreensível do mundo.


    *Eu sofro com esse fantasma também, mesmo estando no auge dos meus quase 21 anos*


    Ter medo de crescer, adquirir responsabilidades e assumir um caráter nomeio dessa selva que os adultos vivem não é fácil, admito. Mas é algo super produtivo.

    Digo isso no sentido de formação de caráter.
    Você, ao observar como um homem já resolvido na vida, com sua grande estabilidade, te olhando nomesmo patamar de ser adulto e responsável, não tem preço. Mas isso você vai tirar de letra, já que vc pensa tão bem quanto o meu irmão de 19 anos...Msa esse não é o caso.

    Pode ter certeza que, se você continuar tendo essa fibra e conscência que vc tem sendo esse adolescente maravilhoso, você será um homem invejado e muito promissor.

    E qquer coisa, é só gritar, que eu virei correndo te ajudar.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. (Olhos Marejados)

    Ok, sem palavras.

    Apenas.

    Obrigado.

    ResponderExcluir
  3. nao tenha medo de crescer,isso é mais doq normal,tanto qto morrer.Vc ainda tem mto tmp pela frente,nao pense nisso agora,aproveite a vida por enquanto,acho q estais assim pq vc é bem maduro pra sua idade..

    ResponderExcluir
  4. Muito tempo? Ja tenho 15 anos, ja vem vestibular, trabalho TUDO...

    Coment lindo..

    ResponderExcluir
  5. medo, como vc mesmo disse, é um sentimento mais que normal do ser humano, quer dizer de qualquer ser. Acho que criar responsabilidade é bom, amadurecer é melhor ainda. Não se preocupe, VIVA sem se preocupar em ser adulto, porque quando menos vc esperar já vai ser um.

    ResponderExcluir
  6. O medo: Sentimento normal, quem não o tem, não vive grandes emoções.
    Você superar seus medos, é muito gratificante.
    Medo de: Magoar alguém que vc ama muito, fazer aquela faculdade dos seus sonhos ou aquela que vc pode fazer. Medo de fazer aquela viagem, por ter que entrar em avião. Medo de investir em um novo negócio( ou abrir um) medo de mudar e vida, etc.
    Portanto, o medo exagerado aprisiona a alma.
    Você, por medo exagerado, pode sim, perder o melhor da vida. Se limitando, nauilo que é acsotumado a fazer sempre. Sem novas aventuras, novas oportunidades, e assim, sem novas conquistas.

    bjus Lucas. Adoro vc..vc escreve mto bem.. ^^

    ResponderExcluir
  7. O medo é humano.
    Todos sentem, querendo ou não, assumindo ou não...
    Arrogante a minha afirmação? Não!
    Assertiva talvez? Sim! É assim que eu penso e vou com esse pensamento até o fim, imutável, transparente e meu!
    As pessoas são medrosas, por medos fúteis ou complexos, que doem na alma como uma ferida viva...
    Medo da solidão, do desamor, da ilusão, da pobreza, de ser inferior, da não aceitação e de seguir pelos caminhos da emoção, porque ao que parece a razão sempre é mais forte e talvez a que carrega para o caminho do medo.
    Pode não fazer sentido, a razão é sempre o caminho certo a seguido não? Nem sempre é assim, nem sempre o que é melhor é racional.
    Racional é dizer que em nenhum momento de nossas vidas estaremos totalmente satisfeitos, completos. Cabe a nós escolhermos até que ponto o medo poderá interferir no nosso peculiar caminho.
    Talvez eu esteja me perdendo nas palavras.

    A melhor forma de explicar a minha causa é narrando algo:

    Marisa acordou. Estava triste. Era o dia do seu casamento com Rubens, o semblante estava carregado de tristeza, parecia não gostar da idéia. Mas porque Marisa se casaria com aquele que não era o seu verdadeiro amor?
    Ela, a moça de sorriso encantador e de olhos famintos por outro olhar recíproco, na verdade amava Junior, o filho do dono da venda da esquina, aquele com quem cresceu junto e compartilhou momentos impares na infância até os dias atuais. Marisa sempre foi pobre e a ela só restou a beleza, no meio de tantos privilégios que lhe foram arrancados sem nem mesmo que ela tomasse conhecimento deles.

    Essa jovem moça não teve acesso a uma boa instrução de vida, a ela foi negada oportunidade de um bom estudo e tentar mudar o que a vida lhe tinha dado, então, ela decidiu que iria mudar aquele caminho de miséria, abdicou do seu romance com Junior , o pobre ajudante do pai que não tinha nem como se sustentar, e caiu na rede dos encantos materiais de Rubens e hoje era o dia de concretizar o que ela tanto buscou.

    Mas volto a dizer: Ela não o amava! Estava entre o tão clichê dilema: Razão e Emoção!
    Casar-se com Rubens lhe realizaria uma meta que tinha imposto pra si mesma. Casar-se com Junior lhe faria bem a alma, estaria extasiada de amor, mas continuaria a ser incompleta, da mesma forma, estando com o outro, também estaria em conflito.

    Ora, ela poderia tentar amar a Rubens ou construir dia após dia uma vida com Junior.
    Mas não é tão simples assim, quando estamos em momentos como estes, não paramos para ponderar nada, é apenas uma decisão a ser tomada, cabe a nós escolhermos.
    Razão ou Emoção – O que seguir? Só sei que estar satisfeito consigo mesmo é impossível, nenhuma decisão lhe trará total felicidade, então pra que ter medo? O que temer? Deixar de viver pelo medo é um ato covarde! Melhor quebrar a cara e se sentir vivo, se frustrar, decepcionar-se, mas sempre com um gostinho de realização, de dever cumprido... Seja assim!

    ResponderExcluir
  8. Rafael, as palavras me faltam após um comentário como este, coitadinho do meu post ú.ú

    Muito obrigado.

    Ficarei muito grato caso continue lendo :D

    ResponderExcluir

"Gentileza gera gentileza." - Profeta Gentileza.