segunda-feira, 2 de maio de 2011

Resenha - Leite Derramado


Título: Leite Derramado

Autor: Chico Buarque

Editora: Companhia das Letras 

Categoria: Romance | Literatura Nacional

Páginas: 200

Preço: R$ 39,50  (saraiva.com)

 

Classificação:   *  *  *  *  * (Excelente)

 

 

 

 

 

O monstro da música Chico Buarque de Holanda já vem a algum tempo aventurando-se na arte da escrita, desde o inicio vem sendo aplaudido. E com Leite Derramado não poderia ser diferente. Mas como a opinião aqui é minha e não do geral, vamos lá.

Ao começar pelo título, não, não é um clichê. Leite Derramado não é nada além da leitura fluida, da escrita que se esvai pelos dedos de forma sutil e leve, é uma memória que cai em jorros e gotas dentro de cada página do livro. Chico conduz com maestria a história, que é, basicamente, memórias de alguém quase morto, rs. É verdade, o enredo não é nada mais do que um idoso, que em seu leito destila pouco a pouco toda sua vida e de sua família. As vezes pego pela doença e/ou velhice, repete e contradiz-se, o que dá a trama um ar tão real, você sente que Eulálio – o idoso moribundo – está mesmo, ao pé de seu ouvido, narrando sua história da fria cama de um solitário hospital.

A história é quase que desinteressante, mas neste livro não é o enredo, o tema, a história que se mostra vitalmente interessante. Mas sim a maestria com que o mesmo é conduzido, Chico utiliza de tudo, do discurso indireto livre, da estrutura diferente (quase)inusitada de não utilizar parágrafos. É leve, são duzentas páginas, divididas em vinte “módulos” não sei ao certo que nome dar, capítulos? Talvez, curtos e diretos.
Um bom livro, recomendo a todos por alguns motivos: é uma leitura fluida e fácil, para quem quer estudar a estruturação do discurso indireto livre, nele ela é utilizada de forma perfeita, sem necessidade de limar qualquer parte e por que ler é sempre bom. Afinal, "Um país se faz com homens e livros" – Lobato.

Esta foi minha primeira resenha, espero que apreciem. Lucas Calvet.

11 comentários:

  1. Curti.

    Espero que vc consiga seguir em frente.
    Seja sempre perseverante.

    Amo-te

    ResponderExcluir
  2. Ah, muito obrigado meu bem :D Tentarei sempre seguir em frente, e creio que ei de conseguir ! rs, parece u até oração !

    Amo-lhe, totalmente !

    ResponderExcluir
  3. Que bem feio, nem parece aquelas resenhas chatas e profissinoais, sabe... Você dá mesmo sua opinião, faz a gente querer ler ! Acompanhando teu blog !

    Lari

    ResponderExcluir
  4. Ótima resenha! Carlos.

    ResponderExcluir
  5. Ah, muito obrigado Lari, realmente o que eu tento fazer é isso, dar ao máximo miha opinião, transmitindo o que senti ao ler o dito livro :D

    Muito obrigado Carlos, espero que inspire-se a ler o livro ! :D

    ResponderExcluir
  6. A, deu vontade de ler sim, vou ver se baixo ele ! Vlw ! Carlos.

    ResponderExcluir
  7. Então significa que estou fazendo as coisas bens, rs Vlw

    ResponderExcluir
  8. Boom, a resenha tá ótima, pena que eu não sou muito fã desse tipo de leitura, acho incrivel o modo como você consegue interpretar e entender o que o texto tem a transmitir. Bom , como não faz muito o MEU gênero de leitura, fico com o proximo :)

    ResponderExcluir
  9. kkk, entendo Mari. Tu curte mais a onda sobrenatural né ? Eu curto mais esse tipo, mas logo logo terão umas surpresas aqui ;) Fique ligada !

    ResponderExcluir
  10. siim siim, coisas que não me tragam a realidade :)

    ResponderExcluir
  11. Entendo, eu já, por algum motivo desconhecido, sou amante do drama real, quanto mais próximo de mim, mais real, mais eu gosto. Tanto nos livros quanto nos filmes e afins... Beijos.

    ResponderExcluir

"Gentileza gera gentileza." - Profeta Gentileza.